Seguidores

domingo, 25 de julho de 2010

Mini-curso Nos subterrâneos da modernidade: história, literatura e marginalidade


De acordo com o site oficial do II Colóquio Internacional de História da UFCG, estão abertas as inscrições para participantes dos mini-cursos e dos Grupos de Trabalhos oferecidos pelo evento. O prazo final para inscrições em Grupos de Trabalho e Mini-Cursos é até 21/09/2010. Aproveito para divulgar aos possíveis interessados, entre colegas de ofício e estudantes/pesquisadores de áreas afins, que estarei ministrando, juntamento com os professores Gervácio Aranha e Benjamin Montenegro, o mini-curso Nos subterrâneos da modernidade: história, literatura e marginalidade. Para informações detalhadas sobre as inscrições, basta acessar o hiper-link acima. Segue abaixo a ementa do mini-curso:

Mini-curso 15: NOS SUBTERRÂNEOS DA MODERNIDADE: HISTÓRIA, LITERATURA E MARGINALIDADE.

Coordenadores: Prof. Dr. Gervácio Batista Aranha, Prof. Dr. José Benjamin Montenegro e Prof. Ms. Joachin de Melo Azevedo S. Neto


A presente proposta de Mini-Curso visa discutir, no âmbito geral, o processo de modernização e suas dimensões excludentes. Para tal abordagem tornar-se possível, entrará em pauta o debate acerca das dimensões políticas da escrita e suas implicações históricas. Ao carregarem suas penas com as tintas do desencanto, da denúncia e do ressentimento, determinados literatos, na Europa, como Charles Baudelaire, Proust, Dostoiévski, Bakunin, Charles Dickens ou, no caso do Brasil, Lima Barreto, Machado de Assis e João do Rio imprimiram, no papel, várias experiências subterrâneas que remetem as memórias de uma modernidade segregadora, dantesca e criminosa. Por via das vezes, a experiência social da humilhação e da pobreza manifesta-se simbolicamente na prática da escrita. É gestado, assim, um testemunho que caminha na contramão do que está estabelecido pelos discursos oficiais de uma determinada época. Este mini-curso versará sobre as potencialidades históricas que estes testemunhos literários possuem.

2 comentários:

  1. Obrigado pela visita ao meu blog. Gostei daqui e estou no Facebook também como Bia Dias em uma foto de Paris. Procure-me lá! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Putzzzz, queria tanto ir!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir